Quarta-Feira, 22 Janeiro, 2025

Reencontro com a história

Reencontro com a história

COMUNICAÇÃO - 23 de Março de 2024

Início
Foz Futsal
Reencontro com a história

Foz Futsal - Reencontro com a história

Fundado em 03/02/1996, o FOZ FUTSAL já nasceu com seu destino definido: o de ser uma das maiores equipes de futsal do Paraná e uma das mais tradicionais do Brasil.

Já no ano de fundação (1996) o time se sagra campeão paranaense da chave ouro, com uma equipe que ganhava tudo, jogava bonito e aterrorizava seus adversários, tanto pelo futsal devastador que jogava, quanto por sua fanática torcida, que jogava junto com o time.

O domínio era tanto sobre seus adversários, que o time ganhou o apelido de MÁQUINA MORTÍFERA. O bicampeonato estadual chegou logo em seu segundo ano de existência, com um esquadrão que até hoje está na ponta da língua e na memória dos iguaçuenses.

Como esquecer craques como Marcelinho, Fabinho, Chita, Giuliano, Luizinho, Giuseppe, Gilmarzinho, Cabelo e o genial Anderson Andrade. Entre tantos craques, Anderson merece destaque, pois o “Anjo Loiro”, como era chamado, foi o maior ídolo da torcida iguaçuense, pela habilidade e poder de decisão que demonstrava, incendiando o Costa Cavalcanti a cada drible, a cada gol. Esse escrete transformava o Ginásio Costa Cavalcanti em um verdadeiro caldeirão, e nestes anos dourados, deram muita alegria aos torcedores da fronteira.

Pelo Foz Futsal, além dos citados, passaram outros nomes do cenário salonista, como os campeões mundiais Sandrinho, Danilo, Ortiz e Vaguinho (campeões mundiais pela seleção brasileira), bem como tantos outros jogadores de destaque na seleção.

Sempre grande, o FOZ FUTSAL, depois de jogos épicos, em especial contra o São Miguel Futsal, seu maior rival, conquista em 2001 seu terceiro título estadual, sendo ainda hoje um dos maiores vencedores do Futsal paranaense.

Em 2013, o Foz Futsal pede baixa da série ouro do Paranaense de futsal, mas continua até os dias atuais lembrado como uma das maiores e melhores equipes de todos os tempos.

Diante de tanta história, um grupo de ex atletas, torcedores e apaixonados pela equipe, iniciam em 2021 o projeto FOZ FUTSAL MASTER, para representar o município nos JAPS Master (Jogos Abertos do Paraná) evento recém-criado na categoria 45+.

O Quarto lugar nos primeiros JAPS não significou muito como conquista, mas foi fundamental para a continuidade do grupo, que no ano seguinte voltou mais forte.

Junto com os JAPS Master, surge no Paraná uma espécie de Liga, formado por dirigentes das cidades de Foz do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu, Curitiba e Maringá, que passam a organizar competições nas categorias 45+ e 50+, que logo ganha adesão de outras cidades.

As primeiras conquistas Master começam a surgir em 2022, onde a equipe se sagra campeã na categoria 45+, da Copa Ângelo Verona em São Miguel do Iguaçu, em um jogo épico contra os donos da casa, seu rival histórico, e do 1º TORNEIO INTERNACIONAL MASTER DE FUTSAL na categoria 50+ realizado em Foz do Iguaçu. Além destas ótimas participações, nesta e em outras competições, ainda em 2022 sagram-se campeões dos abertos Master 50+, repetindo o feito em 2023, na categoria 55+.


As competições e a categoria Master são realidade no Paraná e estão em franca expansão no Brasil, tanto em relação ao governo do estado, através dos JAPS, como em relação à FPFS (Federação Paranaense de Futsal) presidida por Anderson de Andrade, nosso maior ídolo. A entidade inclusive criou um departamento Master, para gerir as competições no estado, tendo à frente o Iguaçuense e atleta do Foz Futsal Aldino Cardias.

Nesse contexto, em outubro de 2023 aconteceu na cidade de São Miguel do Iguaçu, com a participação das principais cidades do Paraná, o 1º Paranaense Master de Futsal, onde com brilhantes campanhas, perdendo apenas nas finais em jogos emocionantes, o Foz Futsal fica em segundo lugar em ambas as categorias, demonstrando a força do grupo e da equipe.

Atualmente o FOZ FUTSAL MASTER, mantem treinamentos semanais e uma equipe permanente visando as diversas competições previstas para 2024.